Unilab é selecionada em Chamada Pública da Aneel que vai resultar na implantação de um sistema de energia solar no Campus das Auroras

A Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel) avaliou, entre os dias 23 e 25 de maio de 2017, em Brasília (DF), as propostas de projetos de Eficiência Energética (EE) e Minigeração em Instituições Públicas de Educação Superior no âmbito da Chamada do Projeto Prioritário e Estratégico nº 01/2016. Dentre as demais instituições, a Unilab se fez presente com a defesa do projeto de eficiência realizada pelo Pró-reitor de Planejamento, Plínio Maciel e P&D defendida pelo professor Hermínio de Oliveira, além da equipe da Enel.

Com base nas referidas apresentações presenciais, nos documentos recebidos e nas avaliações da banca de entidades intervenientes, composta por representantes do Ministério da Educação (MEC), Ministério de Minas e Energia (MME), Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e do Programa Nacional de Conservação de Energia (Procel/Eletrobrás), a SPE elaborou a avaliação de cada proposta.

Defesa do projeto da Unilab em Brasília.

Defesa do projeto de eficiência energética da Unilab em Brasília.

Dentre outras instituições do Ceará, a Unilab foi habilitada pela Enel para a análise final em Brasília pela Aneel com proposta de consumo de R$ 1.532.517,17 e para o projeto estratégico de P&D com previsão de consumo de R$ 443.764,07. 

A Unilab obteve a aprovação final, sendo, portanto, selecionada nesta chamada publica que tinha como finalidade selecionar Propostas de Projetos de “Eficiência Energética e Minigeração em Instituições Públicas de Educação Superior” para integrar o Programa de Eficiência Energética e de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico.

“Estamos muito felizes com a aprovação desse projeto que, para mim, além de uma conquista institucional sem precedentes, tem grande importância na minha trajetória profissional. Com sua bem avaliada proposta despontando como uma das melhores apresentadas em todo o país, a Unilab passa a figurar entre as instituições públicas de ensino superior, como uma universidade de vanguarda no tocante da sustentabilidade, eficiência energética e na promoção do desenvolvimento sustentável. Contribuindo, assim, com o desenvolvimento regional, fomentando a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico, catalisando investimentos para o setor, com possibilidade de gerar mercado regional e mitigar o grave problema dos recursos de custeio que nossa instituição e as demais estão passando no momento”, enalteceu Plínio Maciel.

Plínio Maciel, Pró-reitor de Planejamento.

Plínio Maciel, Pró-reitor de Planejamento.

O Pró-Reitor destacou ainda o espírito de equipe nessa importante conquista. “Esse trabalho foi resultado de união e comprometimento e produzido a várias mãos e não resta dúvidas de que, sem a ajuda fundamental de todos, não lograríamos o êxito de hoje”. A proposta contou também com o apoio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg), da Coordenação de Serviços Operacionais (CSO/PROAD), da Coordenação de Infraestrutura e Desenvolvimento (CIED), do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e da Pró-reitoria de Planejamento.

Perguntado como será o trabalho da comissão daqui por diante, Plínio Marciel esclareceu que “Esse momento será distribuído em duas equipes para tratar das ações: uma do Projeto Prioritário e outra para P&D. Já estamos trabalhando participamos de reuniões na Enel e na FCPC. Estamos agendando uma visita da equipe da Enel em nossas dependências”.

Maciel explicou ainda como o projeto será gradativamente implantado. “Após o recente aprove da Aneel, reuniões de trabalho entre a Unilab e Enel estão agendadas para organizar e efetivar o cronograma de execução das intervenções na Unidade Acadêmica em Auroras. Inicialmente os trabalhos ocorreram com as ações de eficientização energética que preconiza a substituição de todas as lâmpadas fluorescentes e seus reatores por lâmpadas com tecnologia em LED e posteriormente a aquisição e montagem da estrutura, adaptações no sistema elétrico e instalação dos painéis fotovoltaicos na cobertura da referida unidade.

E, finalmente, falou sobre a administração dos recursos : “Os recursos destinados para aquisição do sistema de minigeração e substituição das lâmpadas, bem como os serviços pertinentes a esta instalação ficam a cargo da própria agencia ENEL. Os recursos destinados ao P&D serão repassados a Fundação FCPC para administrar conforme estipulado pelo edital do projeto de P&D”.

 

Unilab é selecionada em Chamada Pública da Aneel que vai resultar na implantação de um sistema de energia solar no Campus das Auroras

Plínio Maciel
11 de julho de 2017
Infraestrutura, Planejamento, PROPLAN, Slideshow
, , ,

Relacionados

Blocos Acadêmicos das Auroras
Rodovia CE 060 – Km51, CEP.: 62785-000
Redenção/Acarape– CE – Brasil
Email: proplan@unilab.edu.br
Telefone Secretaria: +55(85)3373 1606
Links Úteis Redmine Área administrativa Proplan
Desenvolvido pela Seção de Portais e Aplicações Web (SPA) © 2017 - DTI / Unilab