Estatístico entra em exercício na Proplan

A Coordenação de Planejamento (Coplan) recebe reforço. A partir dessa semana, o estatístico Renato Tigre Martins da Costa passa a integrar a equipe. Renato é mestre em Matemática Aplicada e Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde concluiu sua graduação, além de também ter atuado como professor substituto. A Estatística é ferramenta fundamental para que a gestão da universidade possa traçar planos em todas as áreas.

De acordo com o Pró-Reitor de Planejamento, o engenheiro Plínio Nogueira, a estatística ajuda também a projetar metas e objetivos para o futuro, permitindo estabelecer, por exemplo, variáveis como a taxa de retenção nos cursos e disciplinas, índices de custos e relações entre quantidades de alunos por professor ou a demanda por determinadas atividades, bens e serviços, etc., permitindo formular planos para garantir uma melhor gestão dos recursos destinados à nossa universidade. Plínio Nogueira também explicou como será o trabalho do Renato Tigre. “Nosso servidor será responsável por concentrar essas informações para o desenvolvimento de estratégias que maximizem os resultados otimizando os recursos e investimentos”, comentou.

O Pró-Reitor ainda exemplificou o tamanho da importância de se ter um estatístico compondo a equipe da Porplan e também como funcionário da Universidade. “A importância do estatístico é cada vez maior, tanto na tomada de decisões como no monitoramento constante da modelagem utilizada para manter o bom desempenho das políticas adotadas ou das novas, funcionando como uma importante ferramenta para se diagnosticar problemas de gerenciamento em diferentes setores da Unilab, bem como para propor políticas mais eficientes”, explanou Plínio Nogueira.

A Coordenadora da Coplan, Natália Athayde, comemora a chegada de mais um servidor. “O estatístico era algo que já queríamos há algum tempo, para poder realizar alguns projetos e traçar metas para universidade de forma mais coerente e precisa. Então estávamos na expectativa e agora que o temos aqui vamos começar a fazer todos levantamentos de forma mais precisa para ajudarmos no crescimento ordenado da instituição”, declarou. Já o novo servidor poetizou sobre seu novo desafio. “Espero que todo suor que irei derramar lavem as dúvidas que irão surgir, pois irei torturar os números até que eles confessem”.
Por Deborah Milhome

19 de julho de 2016