1° SEMINÁRIO DE PLANEJAMENTO INTERNO

A Proplan realizou durante o mês de agosto o seu 1º Seminário de Planejamento Interno com o tema: “Quem somos? Aonde queremos chegar?”. O evento reuniu todos os colaboradores (servidores, terceirizados, estagiários e bolsistas), a fim de avaliar criticamente as atividades desenvolvidas pela Pró-Reitoria, identificando erros e acertos para, posteriormente, traçar metas no sentido de otimizar os procedimentos internos, utilizando como ferramenta auxiliar a análise da Matriz  SWOT.

O seminário teve início no dia 4 de agosto, com a abertura realizada pelo Pró-Reitor, Plínio Maciel, destacando a importância do evento, pois, “será possível somar os esforços de todos para ter um diagnóstico mais preciso das Coordenações e da própria Pró-Reitoria, dando subsídios para traçar objetivos mais claros para o restante do ano”. Em seguida, foi a vez dos servidores da Coordenação de Planejamento (COPLAN), responsáveis pela organização do evento, Anderson Verçosa e Cassiano Beserra, discorrerem sobre o objetivo do seminário e a metodologia a ser aplicada. “O principal resultado desse projeto é criar uma cultura de avaliação constante na Pró-Reitoria, e para alcançá-lo, faz-se necessária a participação de todos”, disse Anderson.  Cassiano expôs as fases da análise SWOT através de exemplos do dia-a-dia, enfatizando a necessidade da criticidade no momento das discussões. “Devem ser avaliadas as atividades realizadas e não os gestores”, observou. Por fim, a coordenadora Natália Athayde agradeceu a participação de todos e informou que o seminário fora fruto de um trabalho de um mês da coordenação. “Tentamos criar um ambiente favorável à troca de experiências, de uma forma descontraída, incentivando a cooperação”, acrescentou.

No dia 5, foram realizadas oficinas para que o gabinete e as coordenações pudessem identificar, separadamente, seus pontos fracos e fortes (ambiente interno), e oportunidades e ameaças (ambiente externo). Previamente, foram selecionados os líderes, responsáveis por conduzir o processo em cada setor: a arquiteta Carina Peixoto e a assistente de apoio à gestão Luísa Castelo Branco, na CIED; o administrador Anderson Verçosa e o assistente em administração Cassiano Beserra, na COPLAN,; o economista Matheus Pontes, na COOR; e o assessor técnico Célio Ferreira, no Gabinete. Após finalizadas as discussões, os pontos mencionados foram encaminhados à Coordenação de Planejamento para criação de um formulário eletrônico, no qual os colaboradores, individualmente,  puderam atribuir o grau de importância de cada ponto identificado, gerando a análise da matriz SWOT de cada setor.

No período da tarde do dia 5 e durante todo o dia 10, o procedimento foi replicado, tendo como objeto as atividades da Pró-Reitoria como um todo.

O encerramento do evento aconteceu no dia 26 de agosto em dois momentos. No primeiro, os representantes das Coordenações e do Gabinete discutiram sobre os resultados obtidos a partir das respostas dos formulário e apresentaram-se por cerca de 30 minutos, abordando o pontos relacionados pela equipe e propondo planos de ação para o alcance dos objetivos propostos. No período da tarde aconteceu o segundo momento, no qual todos os colaboradores se reuniram e também discutiram os resultados obtidos nos pontos relativos à Pró-Reitoria de uma forma macro, também, propondo ações e metas a serem alcançadas.

Por fim, ficou a cargo de cada setor definir uma agenda para acompanhamento e implementação das melhorias e alcance de metas estabelecidas que serão reavaliadas trimestralmente por todos. Os colaboradores que compareceram a mais de 75% dos encontros receberam certificado de participação.

PalestrantesLíderesParticipantes*
Anderson de Sousa Verçosa

José Cassiano dos Reis Beserra

Plínio Nogueira Maciel Filho

Anderson de Sousa Verçosa

Antônio Célio Ferreira dos Santos

Carina Peixoto Leite

José Cassiano dos Reis Beserra

Luísa Maria Castelo Branco

Matheus Dantas Madeira Pontes

Adriana Guimarães Portela

Cantídio Guilherme Studart Guimarães Filho

Daniel David dos Santos Vieira

Fábio Araújo Nogueira

Francisco José Pinheiro

Lourembergue Saraiva de Moura

Luciana Barroso da Cunha

Mayara Maia de Castro

Natália Silva Athayde

Paula Andrezza Pinheiro de Sousa

Rafaele Cavalcante Dias Gomes

Raphael Miranda de Melo

Renato Tigre Martins da Silva

 

*Participantes que obtiveram mais de 75% de presença.

 

 

 

 

Blocos Acadêmicos das Auroras
Rodovia CE 060 – Km51, CEP.: 62785-000
Redenção/Acarape– CE – Brasil
Email: proplan@unilab.edu.br
Telefone Secretaria: +55(85)3373 1606
Links Úteis Redmine Área administrativa Proplan
Desenvolvido pela Seção de Portais e Aplicações Web (SPA) © 2017 - DTI / Unilab